segunda-feira, 10 de março de 2014

Xevious Arrangement

Em 1995, a Namco lançou uma coleção de três dos seus jogos em seus formatos originais e alterados, totalmente novos. Dentre eles, está Xevious em sua versão clássica e a versão conhecida por arrangement. Este é o foco do post de hoje.

Esqueça o Xevious e o Super Xevious. Xevious Arrangement, embora possua a jogabilidade de seus antecessores, agora possui inovações e melhorias. Aqui vão alguns pontos interessantes sobre este jogo:
- É possível jogar com duas solvalous ao mesmo tempo;
- Novos inimigos e novos ataques (ou seja, não houve remasterização de design com o mais do mesmo);
- A música mudou e melhorou em 1000%;
- A nave agora possui power ups;
- É mais difícil que a versão original;
- O gráfico está diferente e menos repetitivo;
- Este jogo não possui loops infinitos.

Gostei de ver que agora é possível jogar com duas naves na mesma partida. Isso é um ponto muito positivo para os jogadores que gostam de co-op. É uma ótima experiência jogar assim. Os novos inimigos possuem um ótimo design e atacam de formas diferentes e os inimigos antigos ainda estão presentes. Como eu ainda não terminei esse jogo, não sei se todos eles estão lá. 

Uma ótima novidade é que agora o jogador pode contar com a ajuda de power ups. Eles só estão disponíveis para arrasar com inimigos aéreos, não os terrestres. Mesmo assim, é uma forma muito boa de ajudar o jogador a ter mais facilidade para obter sucesso nessa guerra infernal. O jogo é difícil, acreditem. São dezesseis fases, sem looping, mas com bastante desafio.

A música é um caso à parte. Esqueça o som repetitivo do primeiro Xevious e se prepare para ouvir algo totalmente diferente, bem feito, envolvente e sinistro. A música do jogo ficou meio tecno e remix. Para quem gosta de música eletrônica, é um prato cheio. É tão envolvente que existem links que apontam diretamente para a trilha sonora do jogo. Na minha opinião, esse é o melhor ponto do jogo. 

Versão para Playstation com todas as outras versões anteriores e também a excelente versão 3D/G
Fora essa coleção NAMCO CLASSIC COLLECTION VOL. 1, é possível também jogar esse jogo no Playstation 1, na coleção conhecida como XEVIOUS 3D/G+. Diversão mais do que garantida para os amantes de Xevious. 

5 comentários:

  1. Muito bom este seu review, mestre Innuendo. E para o mestre, qual a melhor versão de Xevious?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mestre Jorge. Fico feliz que vc goste dos reviews.

      Bem, a minha versão favorita é a primeira, mas estou pensando seriamente em me dedicar totalmente ao Arrangement para conhecê-lo ainda melhor. É um ótimo desafio e com uma trilha sonora nota 10. :)

      Excluir
    2. E dos ports, tipo o do Nes/Famicom, o que você acha?

      Excluir
    3. São excelentes!! Eu já joguei e gostei muito. Bem que poderiam ter feito versões para Mega Drive e Super NES na época.

      Excluir
    4. É verdade, vou até pesquisar se não havia algum interesse na época e tiveram de engavetar o projeto.

      Excluir