sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Zarza

Essa máquina é a versão brasileira da Xenon, ou seja, não é original. A Taito do Brasil, nos idos de 1980 (nessa década de um modo geral) fabricava máquinas de pinball inspiradas nos modelos norte-americanos.

Zarza
Agora que eu falei rapidamente da origem da Zarza, deixem-me lhes dizer como foi o meu primeiro contato com ela. Eu costumava ir de vez em quando em um fliperama de um shopping center perto da minha casa. O preço da ficha era muito alto e não era possível passar longo tempo jogando nas máquinas de lá. Mesmo assim, as máquinas lá, tanto os pinballs como os arcades eram muito bons, sofisticados e variados. Eu no começo de carreira, preferia os pinballs e conhecia poucas máquinas. Quando vi a Zarza, pirei. Um menino de 8 anos fascinado com o layout da mesa, playfield e marquise. Achei o máximo.

Playfield
Foi uma das primeiras máquinas com multiball que joguei. Pontuações medícores porque essa mesa realmente não é fácil, mas muito feliz por saber que era diferente e muito desafiadoras.

Versão original: Xenon. Voz, sons ainda melhores e com diferente marquise
Eu nunca joguei a Xenon pessoalmente, mas pelo que eu pude testar virtualmente por meio do Visual Pinball, a Zarza é tão divertida quanto ela. Apesar da Zarza não ter voz (algumas mesas de pinball falavam) a jogabilidade em si era praticamente a mesma. Infelizmente muitas mesas originais nunca passaram aqui na minha terra (Brasília), mas de qualquer forma, com o avanço da internet e dos emuladores é possível ter uma ideia do quanto esses jogos fizeram sucesso e ficaram na mente de muitos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário