sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Arte e videogame

Eu tenho um amigo chamado Péricles Gomide. Além de ser um especialista em vários jogos, ele sabe muito sobre shmups (shoot´em up ou simplesmente jogos de nave) e é um grande artista. Péricles faz modelos de nave com papel e outros materiais. Perguntei a ele como é o processo de produção e o próprio criador disse:

"Eu uso muitos materiais mas o principal é o papel, em geral, de difirentes tipos. Muitos modelos têm formers ou peças de reforço que são feitas em papel duro. Esse esqueleto é revestido de papel sulfite em diferentes gramaturas. Em alguns casos, o modelo é feito exclusivamente em papel e em outros, principalmente quando o formato da nave é arredondado, utilizo durepoxy, massa de biscuit e massa FIMO (polymer Clay) para fazer canopys, carenagens, tanques de combustivel e etc".

Space Fighter do jogo Galaga
 "Depois de tudo feito, aí pinto o modelo com tinta acrílica nacional e tintas de modelismo, então uso tinta acrílica de modelismo para pintar. Outros detalhes como linhas de painel, eu uso canetas nankin. Agora tenho usado aerógrafo para pintar os modelos, mas antes usava pincel quando a nave é branca como a Solvalou. Aproveito a cor do papel e só pinto os detalhes, também uso papel colorido (vivaldi)"

Vic Viper do jogo Gradius
"Como pesquiso os modelos uso emuladores e tiro várias printscreens dos sprites, pesquiso propagandas, flyers, manuais dos games e em alguns casos, crio uma interpretação própria dos sprites (Exemplo: a nave do Galaga). Em relação as escalas, procuro trabalhar com três tipos: 1/200 e 1/300 (Tamanho tipo de um Gachapon) e 1/144 e 1/100"

Solvalou do jogo Xevious
"Em geral, a pesquisa de escala se baseia na comparação com aeronaves gerais e semelhantes em formato por exemplo a Vic Viper do Gradius II e III é muito semelhante ao caça Grippen sueco ou ao Rafale Frances. Já a Lord British do Salamander é semelhante ao F-16XL".

Em seguida, perguntei a ele por que ele faz esse trabalho. Péricles respondeu:

"Primeiro porque os kits e miniaturas de naves dos jogos são poucas e caras. Muito caras, dificilmente se encontra no Brasil. Segundo, porque isso faz uma ligação com a infância e a adolescência. Qual jogador de jogo de nave não sonhou em ter uma miniatura da nave que joga em seu jogo favorito? Os próximos trabalhos quase conclusos são a nave do jogo Galaxian em escala gachapon e a nave do jogo Zanac em escala 1/144. Já estou juntando material para fazer a nave R9 do R-Type e a Metalion do Nemesis 2 do MSX. Importante salientar que todos os modelos foram feitos com material de baixo custo, com coisas que muitas vezes temos em casa".

Space Manbow de MSX
Duas coisas que eu adoro: Jogos e arte. Quando me refiro à arte, me refiro à cultura em amplo significado. Quando vejo filmes, orquestras, peças  e trabalhos como o do Péricles, eu fico sem palavras. É ótimo ver que existe o vínculo entre arte e games. Se o videogame for mesmo uma nova manifestação de cultura, esse universo se tornará ainda mais rico e repleto de novos admiradores. Para quem quiser apreciar ainda mais o trabalho do meu amigo, sugiro que acesse os seguintes links:

http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?attachment_id=1494
http://gomidefilho.deviantart.com/gallery/26007106

6 comentários:

  1. Bacana o que o artista faz ai com "papel", parabéns desde de já, não é pra qualquer um, fazer um trabalho tão maneiro e tudo por que jogou ou joga, por gostar de games em si. "Gamer é Gamer" e por quer não ArtistGamer.
    Parabéns Péricles, Parabéns INNUEDO, vcs são fodas, abração e paz galera.
    GAMES Forever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, não é mesmo, meu amigo Cristóvão? Também gostei muito do trabalho dele. Tive a ideia de fazer esse post para divulgar ainda mais o que o Péricles faz. Obrigado pelo comentário. Abração.

      Excluir
  2. O que eu acho fantástico no trabalho do Péricles é a pesquisa que ele faz, não existindo um modelo pronto, ele procura se informar, como citado no texto, e faz uma miniatura fiel com um acabamento primoroso. Parabéns ao Péricles pelas fantásticas miniaturas e ao artigo do Innuendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, Mestre. Fico feliz que vc tenha gostado dessa postagem. Também fico muito feliz em ver o trabalho do Péricles. Ele sabe como fazer arte com os recursos que ele utiliza. Obras primas.

      Excluir
  3. Vê se ele pode fazer uma nave do Raiden...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez uma lista e me disse que irá fazer a nave do Raiden, da Son of Phoenix (99 the last war) e outras mais. Estou ansioso para ver também. :)

      Excluir