domingo, 29 de julho de 2012

Telejogo - Um dos primeiros videogames

Por coincidência, esse foi o meu primeiro videogame. Meu tio tinha um Telejogo e ele o passou para mim, por volta de 1986. Fiquei muito feliz, mesmo sabendo que ele era tão limitado porque só haviam três míseros jogos: Futebol, tênis e paredão.



O jogo tênis desse videogame era o grande clássico, recordista de vendas de máquinas nos idos de 1970, Pong de arcade. Na minha opinião, a jogabilidade do Telejogo era melhor que a do Pong.

 Eu ao lado de uma Pong original na exposição GAME ON - CCBB - Brasília-DF, mar. 2012

 Então, imaginem a febre que esse jogo causou. Futebol era bem divertido com disputas bastante acirradas que consistiam em fazer gols e ter destreza em evitar que os jogadores do campo não atrapalhassem o curso da bola. No paredão a habilidade era testada quando se jogava no modo de dois jogadores. A cada rebatida, trocava-se o jogador e perdia aquele que não conseguia rebater a bola.

Modo futebol. Os jogadores são esses seis pontos na tela
  
O Telejogo teve sua época e muitos fãs saudosistas ainda lembram das longas horas de disputa contra seus amigos. Quisera eu saber onde está o meu agora.

2 comentários:

  1. O Primeirão. Esse foi o primeiro game inventado. Ele veio para o Brasil com nome de telejogo no final dos nos 70, início dos anos 80. Jogei muito ele. Era muito bom. Antes eu só havia jogado aquels games de fita cassete. Nossa. aqueles eram graficamente horríveis. Isso não existia nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, João. Legal saber que você também jogou. O controle analógico dele era muito preciso e as partidas eram muito legais de se assistir. Não cheguei a jogar jogos de fita cassete, mas depois irei pesquisar a respeito disso e postarei uma matéria com esse assunto. Obrigado pelo comentário. :)

      Excluir